VC JÁ LEU NELSON RODRIGUES, NÊGA? NÃO? ENTÃO LEIA!
de nome todo mundo conhece nelson rodrigues. de vista: “a vida como ela é” e “engraçadinha” da tv, talvez (agora tb em dvd). uma peça de teatro ou outra: “o beijo no asfalto”... trata-se, afinal, do inventor do teatro brasileiro ;) [ziembinski acabou de pedir minha atenção] : junto com ziembinski, vá lá.
o estranho é q, mesmo tendo sido o jornal o seu maior palco sem dúvida (dos 13 anos até à morte), maior mesmo q o teatro, hj em dia ninguém + lê as suas numerosas e sempre belíssimas crônicas; nem ninguém fala delas (a companhia das letras as reeditou numa coleção habilmente organizada por ruy castro). mais estranho ainda p’ra mim, q as leio diariamente, de olho rútilo e lábio trêmulo, e reconheço naquelas páginas algumas das coisas + deslumbantemente inteligentes e divertidas jamais escritas em português. vc já leu, nega? não? leia, nêga, vá! leia em voz alta e em silêncio. leia p’r’os outros q é muito bom tb. vc gosta de almodóvar? então vc vai gostar de nelson rodrigues. negócio é o seguinte: sem inventar palavra nenhuma; sem inverter sintaxe; sem nada desses negócios q fizeram a linguagem ultrapessoal de um guimarães rosa por exemplo ser assim ultrapessoal, nelson rodrigues muitas vezes me soa + pessoal e único q aquele e q qqr um outro. além de ser mil vezes + engraçado q james joyce e renato aragão juntos. além de ser 10 mil vezes mais trágico q suassuna e o governo lula juntos. etc. dirá vc q exagero. q é impossível ser tudo isso ao mesmo tempo. e eu vos direi, no entanto: parece um absurdo, mas o absurdo é apenas mais uma das dimensões rodrigueanas. um trecho escolhido aqui agora: “mas continua de pé a pergunta do nosso paulo: ‘você não acha que os jovens têm razão?’. mas esta pergunta tem um defeito capital. é um jovem, um único jovem que a faz. não vale, portanto. os jovens,repito, só existem numericamente. que manchete me traga aqui 300 mil jovens. e que as 300 mil vozes perguntem: -‘VOCÊ NÃO ACHA QUE OS JOVENS TÊM RAZÃO?’. então responderei.” o segredo dele é a verdade. há muito estilo mas nenhuma pose. e assim, o q era/é intransferível, torna-se patrimônio de todos. domínio público. o óbvio começa a ulular para uma lua mexicana, brasileira e venal. nelson gostava de tango como o josé lino grünewald. vc gosta de arrocha? então vc já tá no caminho... as crônicas dele são assim: parafrente paratrás paraoladoparaooutro e derepentevolta e nunca saem do lugar. se nem os loucos errarão o caminho, p’ra onde irão os gênios? nelson está ligado diretamente às opções radicais: schoenberg diz: “todos os caminhos levam a roma, menos o do meio” . o q estraga a missa é o crente e o padre. ele fala direto com deus e com o diabo. e com vc. e com a terra do sol. coloquial erudito. nessas crônicas a gente pode ver como ele era um sujeito doce, lúcido e lúdico, o q fornece a real dimensão de algumas (muitas) coisas q em seu teatro tende-se a interpretar muito mal. no entanto, qdo disseram q “vestido de noiva” era uma peça espírita, ele me falou num canto: “-palpite ñ se discute!” agora vá... desligue o computador e vá ver tv. ou seria ler um livro? sei lá... mas leia nelson rodrigues. e quem ñ gostar é um mau caráter.
lista:
sob a coord. de ruy castro:
.O ÓBVIO ULULANTE: PRIMEIRAS CONFISSÕES.
.À SOMBRA DAS CHUTEIRAS IMORTAIS: CRÔNICAS DE FUTEBOL.
.A MENINA SEM ESTRELA: MEMÓRIAS.
.A PÁTRIA
.A CABRA VADIA: NOVAS CONFISSÕES.
.O REACIONÁRIO: MEMÓRIAS E CONFISSÕES.
.O REMADOR DE BEM-HUR: CONFISSÕES CULTURAIS.
.FLOR DE OBSESSÃO: AS 1000 MELHORES FRASES DE NELSON RODRIGUES.
.O PROFETA TRICOLOR: CEM ANOS DE FLUMINENSE (COORD. CACO COELHO).
1 Comentários:
Well, well, well. James Martins sabe logar!
Ps: Você foi na casa de Jorge Amado buscar os livros?
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